O que dizem sobre nós...

A escola das Ribeiras visitou-nos e os seus alunos fizeram um pequeno trabalho sobre a visita à Viarco. Veja o que os alunos escreveram e marque a sua visita à Industria através do email turismoindsutrial@cm-sjm.pt.


"A visita de estudo à Viarco


No dia 10 de novembro, fomos visitar a fábrica de lápis Viarco. A Núria e a Cátia, no 2º ano, fizeram o Projeto de Pequeno Grupo (P.P.G.) “Como se fazem os lápis de cor?”, propuseram-nos fazermos uma visita de estudo a uma fábrica de lápis e nós aceitámos!

Demorámos 45 minutos a chegar à Torre da Oliva, onde se concentram as visitas de estudo. Nós vestimos as batas e fomos para a fábrica de lápis Viarco com a nossa guia Mariana.

A professora tirou-nos uma fotografia. Fomos ver um vídeo sobre a Viarco. Aprendemos que a Viarco é antiga, pequena e não tem as máquinas a trabalhar todas ao mesmo tempo.
A Viarco tem 109 anos, mais do que um século! A História da Viarco cruza-se com a História de Portugal.


 




Calçámos os sapatos de plástico azul e fomos ver a fábrica!

Entrámos numa sala onde se transforma a grafite em mina. Este processo demora 7 semanas! Vimos muitas máquinas, algumas muito antigas, e só três senhores. Nesta sala estava o senhor Américo, o trabalhador mais antigo da Viarco.

A segunda sala era maior, mas tinha o mesmo número de trabalhadores: três. O Tiago estava a aromatizar lápis, a Celeste estava a trabalhar numa máquina com lápis mais finos e a Esmeralda estava a ver se os lápis estavam perfeitos.

Na terceira e última sala vimos: uma senhora junto de uma máquina que pintava lápis, uma senhora numa máquina a imprimir letras e desenhos nos lápis (numa hora imprime uma grosa!) e duas senhoras muito simpáticas, a Sandra e a Fátima, a embalar lápis perfumados. O lápis demora 3 meses a ser produzido!

Finalmente chegámos à melhor parte: a loja!


Na loja vimos, brincámos e experimentámos vários lápis: XL, pastel tipo lápis de cera que também podemos pintar com água, “copianço”, lápis íman, massa de grafite que podemos moldar, e… o lápis pião!

Ficámos a saber que há símbolos para os daltónicos saberem as cores que estão a usar: ColorADD.


Portámo-nos bem e recebemos um lápis Viarco só para visitantes!
Texto coletivo 
concluído a 23/11/2016"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

Fepsa faz chapéus para a Casa Branca e Indiana Jones